segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cabelo Cacheado


Meu pai tem cabelo preto, “liso e escorrido”, lindo de morrer, inclusive quando jovem, tinha as madeixas longas, já mamãe, filha de italianos, tem cabelo enrolado e adivinhem a quem eu puxei?
Claro, a minha mãe, que sonhava com uma menina morena de cabelos pretos e lisos, igualzinha ao pai, ao invés disso cheguei eu, branca, loira e cabelos cacheados, copia dela.
Desde pequena minha mãe sempre teve muito cuidado com meu cabelo, fazia hidratações, banhos de creme, nunca cortava muito, comprava mil e um cremes diferentes, ela cuidou e lavou meus cabelos até meus doze anos de idade, tenho muito agradecê-la por isso.
Quando pequena minha mãe não lavava meu cabelo com shampoo pois embaraçava demais, era um sufoco desfazer os nós, mas nas propagandas da televisão sempre mostravam aquelas crianças de cabelos lisos, lavando seus cabelos com shampoo e fazendo aquela espuma que o condicionador não faz e eu queria fazer aquela espuma no meu cabelo, não entendia porque eu não podia, até que um dia pedi para minha mãe comprar um shampoo, ela comprou e eu realizei o meu sonho, mas era só uma vez por semana.
 Depois de crescida, na adolescência, era uma das poucas meninas de cabelo cacheado da escola e eu admirava os cabelos lisos, tinha uma certa dificuldade em aceitar minha madeixas, ainda mais porque esta pessoa aqui sempre quis ter franja. Quando surgiu a revolucionária escova definitiva, inúmeras vezes me senti tentada a querer alisar os cachos, todos me falavam para não alisar, que meu cabelo era lindo, “olha os cachinhos!”, mas ninguém que falava isso sabia o trabalho que era ter um cabelo cacheado, muito cuidado, pouco resultado, sem falar da vontade própria do ser, você pode fazer o mesmo ritual de cuidados a vida inteira, mas ele nunca te oferece o resultado esperado, às vezes ele te surpreende de tão lindo que fica, que dá vontade de tirar fotos e não fazer mais nada, não dormir, não comer, só para ele ficar daquele jeito, e em outras vezes, quando você quer muito que ele fique lindo e maravilhoso para aquela festa, bem, é ai que ele decidi não ficar muito bom... mas enfim, as tentações foram muitas, fiz muitas escovas, cortei ele em cima do ombro e vi que não podia ter cabelo curto, definitivamente cabelo cacheado precisa ter peso para não armar, a não ser que você seja atriz, rica ou conheça técnicas ninjas para domar as madeixas, pintei-o, e percebi que a tinta demora demais para sair, custa muito caro manter e que a cor natural do meu cabelo é muito mais bonita, então decidi dar mais uma chance aos cachos.
Comecei a cuidar deles de verdade, fazendo hidratações no salão, cauterização e tudo mais, fiz escova de chocolate e descobri que meu cabelo não pode com cacau, ele endurece, engrossa, um horror... e há 3 anos me aceitei definitivamente, não troco meus cachos por fios lisos, só às vezes, com uma escova, para varear.
Meu cabelo liso
 Já li muitas matérias dando dicas de como cuidar dos cabelos, o que fazer ou o que não fazer, erros e acertos, até que cheguei a conclusão de que cada cabelo é único e temos que descobrir o que é bom para eles, nem sempre o que é bom para os meus cachos será para o seu, a única verdade universal é que precisamos HIDRATÁ-LOS, esse para mim é o maior segredo, hidratação, hidratação e hidratação, semanalmente e religiosamente, pois sabemos que cabelo cacheado é naturalmente seco, devido a sua forma em espiral a oleosidade da raiz não sai dali, então o cabelo cacheado é seco, isso é fato! Então para contornar a lei da natureza precisamos hidratá-los sempre! Sei que não é fácil seguir esse ritual, mas com o tempo, com persistência, isso vira hábito, você automaticamente saberá que aquele dia é o dia da hidratação e irá querer fazer devido aos resultados, acreditem, digo por experiência própria. Escolham um dia em que você
sabe que sempre terá disponibilidade, tal como o final de semana, eu mesma sempre faço aos sábados, claro que às vezes preciso antecipar ou adiar 1 ou 2 dias, mas nunca fico 1 semana sem fazer. E se você viajar? Bem, eu levo aquelas hidratações rápidas, que você precisa deixar apenas 3 minutos, temos várias opções hoje em dia e perder 3 minutos da sua viagem por essa causa vale a pena. Outra coisa importante ao fazer a hidratação é, depois de fazê-la fique 2 dias sem lavar a cabeça, muitos profissionais já me disseram que fazer isso é importante pois o creme continua agindo no seu cabelo, mesmo depois de enxaguado, dúvida? Então porque depois de fazer qualquer tipo de tratamento, principalmente os que finalizam com escova os cabeleireiros pedem para você não lavar por pelo menos 3 dias?! A hidratação é a mesma coisa, então faça-a e não lave por 2 dias.
Meu casamento
Outra coisa que sempre li é que não devemos pentear os cabelos molhados ou úmidos, pois eles estão mais maleáveis e se tornam suscetíveis a quebra/queda, bem, pode até ser, mas já experimentaram pentear um cabelo cacheado depois de seco? Nos tornamos Maria Bethânia, com todo respeito... O segredo do cabelo cacheado é sair do banho, passar um bom leave-in ou creme sem enxágue, pentear como deseja e deixar secar, assim eles provavelmente tomaram aquela forma, evite deitar, prender ou coisas do tipo, deixe-o secar naturalmente.
Troque constantemente de shampoo, condicionador e creme sem enxágue, pois seus cabelos acostumam e não ajeitam mais, já vi isso acontecer várias vezes comigo, uma creme que sempre deixou meu cabelo lindo, de repente, não deixava mais... eu tenho sempre dois shampoos e dois condicionadores, revezo-os, e creme sem enxágue, bem, esses eu tenho bastante, mais de 10, e também revezo-os, cada lavada é um. É bom ter também mais de um creme de hidratação pois cada creme tem um ativo que seu cabelo precisa, então assim você nutre ele de todos os lados.
Outra dica é o creme de hidratação noturno, ele dá uma reavivada no cabelo, eu gosto bastante do resultado, apesar de não passar todos os dias, quando acho que o cabelo já não tá legal no dia, passo ele para dar uma melhorada no dia seguinte.
Minha cabeleireira, Melissa, maravilhosa, que cuida dos meus cabelos há 2 anos e meio, me apresentou um tratamento chamado Reconstrução Capilar com BSK, é uma hidratação ultra, mega profunda, que solta os cachos, dá brilho, é algo divino, faço esse tratamento a cada 3 meses, ele é finalizado com escova e chapinha, o resultado é perfeito, ah, também corto o cabelo a cada 2 ou 3 meses.
Bem, esses são os meus segredos, que me mantem satisfeita com minhas madeixas, mas é como eu disse, cada cabelo é um, o que pode ser bom para mim, pode não ser bom para você, tem que ir tentando até achar seus próprios segredos.
Deixo a mensagem de que a partir do momento que você aceita seus cabelos as coisas ficam mais fáceis, pense bem antes de se render ao milagre da escova definitiva, afinal ela não é tão definitiva assim, provavelmente você se tornará escrava dela para o resto da vida, nunca mais verá seus cachos, cuide deles, eles valem a pena, quando bem cuidado, nossos cachos são lindos e únicos e lembrem-se mulheres de cabelos cacheados são mais sexy!


Nenhum comentário:

Postar um comentário