sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Leitura da vez...
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Leitura da vez...
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Projeto
Número de alunos: 25
2. Problemática a ser estudada:
Todo e qualquer ser humano tem cultura?
O que é cultura?
O que forma a cultura de um povo?
O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente.Eles dependem uns dos outros?
Convivemos e formamos uma rede de relações na qual somos inseridos?
Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural,agimos e produzimos cultura ?
Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade?
O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular,considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo.
O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural.
Seu folclore riquíssimo.Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas,as festas populares,o artesanato e a medicina popular,danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas,lendas,fábulas,ditados populares,superstições.
- Compreender a importancia da preservação do Folclore de um povo.
- Identificar e conhecer o nosso Folclore.
-Vivenciar as brincadeiras e manifestações folclóricas do Brasil e do MS.
- Identificar os usos, costumes e valores culturais .
- Resgatar as diferentes manifestações populares (parlendas, lendas, mitos, artesanatos, comidas típicas e festas) do Brasil e do MS.- Conhecer e resgatar algumas lendas,inclusive as regionais;- Conhecer e valorizar a própria cultura;- Estabelecer relação entre o falado e o escrito;- Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;- Identificar-se como parte integrante da cultura popular;- Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região- Identificar o uso da linguagem formal e informal;- Trocar idéias e respeitar a percepção do outro;- Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;
- Conceito de Folclore- Folclore por Regiões- Lendas típicas- Adivinhas- Leitura e escrita- Trava-línguas- Piadas - Parlendas
Língua Portuguesa,Geografia,Historia,Matemática.
O Projeto será desenvolvido em 15 dias a Partir de 22/08 ( Dia do Folclore)
- Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore de cada região.- Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos informativos sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo. As pesquisas serão feitas com uso de laptop e serão disponibilizados aos alunos endereços de sites para tal.
- Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas.
- Montagem de murais.- Produções textuais como recontos.(kword)- Trabalhos de arte: quebra cabeça,recorte e colagem e desenhos- Publicação de trabalhos no Blog
Sala de Tecnologia,Laptop, Material para confecção de cartazes,folhas xerocopiadas,professora,alunos,quadro,giz ,apagador.
Painel distribuido na escola,Blog do Uca.
10. Referências Bibliográficas:
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm
http://sitededicas.uol.com.br/cfolc.htm
http://www.folclore.adm.br/
http://www.cnfcp.gov.br/tesauro/index_a.htm
http://www.qdivertido.com.br/folclore.php
http://smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-folclore.html
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?id=140&task=view
http://tca.meusjogosonline.com/jogar.asp?id=323924&jogo=jogar+Adivinhas+do+folclore+online
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz-folclore-quiz.html
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=183
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=177
sábado, 10 de setembro de 2011
Refletindo sobre projetos na Escola

Um dos pontos positivos de se trabalhar com projeto é que o professor e o aluno trabalham juntos, o professor não fica apenas "transmitindo" conhecimento, falando, esperando que o aluno absorva e aprenda tudo aquilo, a famosa educação bancária da qual Paulo Freire fala. O aluno é levado a pensar, a pesquisar, a trabalhar em grupo, a solucionar problemas e a produzir, o que faz com que sua participação seja ativa e professor media as ações, tira dúvidas, dá o norte que o aluno precisa, sem dar respostas.
Outro aspecto positivo do projeto é poder trabalhar com mais de uma disciplina um mesmo tema, uma assunto puxa o outro e assim a aprendizagem pode ser mais fácil e significativa.
Portanto, trabalhar com projeto pode ser uma experiência muito boa, às vezes podemos alcanças resultados melhor do que o esperado, mas outras vezes podemos fracassar, mas nem por isso devemos desistir, devemos sempre aprender com erro e tentar novamente.
domingo, 28 de agosto de 2011
Avaliando a minha aula com uso do laptop
A primeira dificuldade encontrada foi que vídeo que eu pretendia passar para os alunos não abriu, eu baixei ele em casa e gravei no pendrive para caso estivéssemos sem internet, porém, chegando lá o vídeo não rodou e a internet estava fora, demorou um pouco a voltar, então tive que passar apenas os slides, mas ocorreu tudo bem, indaguei aos alunos sobre o folclore e seus personagens, pois os mesmos já haviam ideia do tema e dei inicio a aula.
Depois dessa pequena dificuldade a aula fruiu muito bem, melhor do que eu imaginava, pois os alunos fizeram as atividades e todos conseguiram me surpreender com a produção.
Como havia planejado e me comprometido com os alunos, escolhemos duas produções para serem postadas aqui, segue abaixo:
A Mula Sem Cabeça é uma lenda do folclore brasileiro. A sua origem é desconhecida, mas bastante evidenciada em todo o brasil.
A Mula é literalmente uma mula sem cabeça que solta fogo pelo pescoço, local onde deveria estar sua cabeça. Possui em seus cascos ferraduras que são de prata ou de aço e apresentam coloração marrom ou preta .
Segundo alguns pesquisadores ,apesar de ter origem desconhecida ,a lenda fez parte da cultura da população que vivia sobre o dominio da igreja católica.
Segundo a lenda,qualquer mulher que namorasse um padre seria transformada em um monstro. Dessa forma, as mulheres deveriam ver os padres como uma espécie de "santo" e não como homem, se comentessem qualquer pecado com um padre, seja ele em pensamento, acabariam se transformando em mula sem cabeça. Segundo a lenda, o encanto somente pode ser quebrado se alguém tirar a redia que a mula sem cabeça carrega, assim surgia uma mulher arrependida pelo seus "pecados".

A mula sem cabeça
Dizem que é uma lenda que surgiu no interior, muitas pessoas falam que é uma mulher que teve um romance com um padre, então falam que todos os dias ela se transforma em um bicho muito feio sem cabeça e soltando fogo, esse mito é conhecido como a Mula Sem Cabeça.
Dizem que se atirar uma flecha nela o castigo será quebrado.
Comentário sobre a lenda: Já conhecia esse lenda mas foi muito bom pesquisar e saber um pouco mais sobre o caso dessa uma linda mulher que por cometer um pecado foi tão castigada .
domingo, 24 de julho de 2011
Leitura da vez

O livro da vez intitulado "O Oráculo de Luna", do autor Frédéric Lenoir, conta a história de Giovanni, um camponês italiano que se apaixona por Elena, bisneta do homem mais poderoso de Veneza, disposto a viver esse amor, Giovanni percorre o mundo atrás da sua amada e passa por muitas situações. São 431 páginas, mas ainda estou na 68, até agora a história me pareceu muito boa, vamos ver o final.
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Orgulho - Continua a busca pelo avião desaparecido no Pará

Uma equipe da Aeronáutica continua, nesta segunda-feira (4), as buscas por um avião de pequeno porte que desapareceu no domingo (3), próximo a aldeia de Tiriós, entre os municípios de Oriximiná e Óbidos, no Baixo Amazonas. Quatro pessoas estavam a bordo.
De acordo com a assessoria de imprensa da Aeronáutica, a aeronave PP-EJB partiu da base aérea de Tiriós, com destino à aldeia Cuxaré, às 14h36. De lá, a aeronave deveria seguir para a aldeia de Bona, mas desapareceu por volta das 16h.
Ainda segundo a assessoria, a última posição da aeronave reconhecida pelos sistemas do Cindacta 4 foi a 160 quilômetros ao sul de Tiriós.
Uma equipe de 30 militares da Força Aérea Brasileira se concentra nessa área para fazer as buscas. Eles usam um avião SC105 Amazonas, do 2/10º Grupo de Aviação de Campo Grande/MS, e um helicóptero UH-1H, do 1/8º Grupo de Aviação para sobrevoar a área.
De acordo com o último boletim expedido pela equipe de buscas ao meio dia desta segunda-feira (4), já foram feitas 13 horas de buscas e coberta um área de 1.600 quilômetros quadrados. O próximo boletim só será divulgado às 12 horas desta terça-feira (5).
Fonte: Portal ORM
É ruim ficar longe do marido, mas dá muito orgulho em saber que ele faz parte dessa missão, que está lá para tentar salvar vidas, "... para que os outros possam viver!"
domingo, 3 de julho de 2011
Perguntas

quarta-feira, 29 de junho de 2011
UCA - Um Computador por Aluno
Na terça-feira, dia 28 de junho de 2011, tivemos uma reunião na escola para falar sobre o UCA e o curso de capacitação que estamos fazendo.
Achei interessante postar aqui o site oficial do UCA para quem quiser saber mais sobre esse projeto. No site é possível saber quais as cidades e escolas beneficiadas com o projeto, entender mais sobre o mesmo, seus objetivos, como começou e etc.
Existem outros estados desenvolvendo o projeto, para quem quiser saber como anda os projetos nesses estados, segue alguns sites:
UCA Paraíba
UCA Alagoas
UCA Ceará
UCA São Paulo
UCA Rio Grande do Sul
UCA Rio Grande do Norte
UCA Bahia
UCA Minas Gerais
UCA Tocantins
UCA Paraná
UCA Pará
UCA Piauí
terça-feira, 21 de junho de 2011
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Leitura da vez

Sou apaixonada por leitura, não consigo ficar muito tempo sem ler, o problema é a falta de tempo, mas entre uma tarefa e outra eu sempre dou um jeito, o importante para mim é sempre ter um livro não lido em casa me esperando para quando eu puder. Confesso que minha ambição é ter uma pequena biblioteca em casa, mas comecei agora, sempre li muito, desde os 7 anos, quando ganhei meu primeiro livro que tinha três histórias: "Marcelo, Marmelo, Martelo"; "Marília e Gabriela" e o "Dono da bola", desde então nunca mais parei... mas sempre pegava livro na biblioteca, comecei a comprar meus próprios livros há 1 ano só, tenho apenas 15 livros, mas aos poucos vai aumentando, um dia eu chego lá.
Para quem quiser saber mais da história da série House Of Night, acesse esse link.
domingo, 19 de junho de 2011
Trabalhando com o UCA
As fotos acima são do 7° ano trabalhando com o UCA na disciplina de Geografia, eles fizeram uma pesquisa sobre relevo, primeiramente individualmente, anotaram as informações mais importantes que encontraram sobre o tema e depois trabalharam em grupos, formulando perguntas sobre o tema para posteriormente perguntarem uns aos outros.
Experiência com ferramentas interativas
Essa postagem é referente ao curso de capacitação do UCA.
Abri meu primeiro blog quando tinha quinze anos de idade, foi uma época em que os blogs estavam se expandindo e todos os meus amigos também tinham, então para interagir melhor com eles criei um blog também, ele era só para postar fotos e falar um pouco da vida, pois ele era destinado a amigos, algum tempo depois fiquei muito tempo sem postar, não via mais tanta graça e acabei por cancelar. Foi apenas no começo de 2010 que criei outro blog, para contar as pessoas sobre minha lua de mel e dar dicas de passeios, preços e o que fazer para aqueles que forem ao mesmo lugar.
Não participo de rede sociais por um motivo pessoal, já participei do orkut, hi5 e outras redes sociais, mas desisti de participar, fiquei apenas com e-mail.
Como sou professora da STE não tive a oportunidade de eu mesma planejar uma aula e desenvolvê-la com os alunos, pois minha função é mais auxiliar, porém quando os professores pedem sugestões estou sempre disposta a ajudar com o que sei.
Tem sido uma experiência muito boa trabalhar com o Projeto UCA em sala de aula, mas ainda estamos engatinhando, temos muito a aprender e a aperfeiçoar, afinal sabemos que uma mudança assim não ocorre do dia para noite, leva um certo tempo até que todo um contexto se modifique e se adapte aquela nova realidade, mas já vejo progressos, principalmente com os alunos, a cada aula eles dominam um pouco mais o laptop, aprendem sobre seus caminhos e suas possibilidades, além de ter sempre um companheirismo, eles gostam muito de se ajudar e estão sempre dispostos a isso.
domingo, 5 de junho de 2011
Quem sou eu...
Meu nome é Caroline, sou paulista e moro em Campo Grande/MS há quase dois anos, sou Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Mídias Digitais e Pedagoga, curso Pós-Graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior, pois tenho grande desejo em trabalhar nessa área.
Atualmente trabalho na rede particular como professora de Educação Infantil e na rede pública como professora de STE (Sala Tecnologia Educacional), onde trabalho com o projeto UCA.
Gosto muito da área de Educação e pretendo me especializar cada vez mais, quero chegar ao Doutorado.