sábado, 10 de setembro de 2011

Refletindo sobre projetos na Escola


Trabalhar com projetos é sempre muito bom, desde que o mesmo tenha objetivos bem definidos e que efetivamente o aluno seja o construtor do conhecimento. Acredito que para trabalharmos com projeto é preciso desenvolver um de cada vez, para que não se misturem ou percam o sentido, sem assim prejudicar a aprendizagem significativa do aluno, que é o foco.
Um dos pontos positivos de se trabalhar com projeto é que o professor e o aluno trabalham juntos, o professor não fica apenas "transmitindo" conhecimento, falando, esperando que o aluno absorva e aprenda tudo aquilo, a famosa educação bancária da qual Paulo Freire fala. O aluno é levado a pensar, a pesquisar, a trabalhar em grupo, a solucionar problemas e a produzir, o que faz com que sua participação seja ativa e professor media as ações, tira dúvidas, dá o norte que o aluno precisa, sem dar respostas.
Outro aspecto positivo do projeto é poder trabalhar com mais de uma disciplina um mesmo tema, uma assunto puxa o outro e assim a aprendizagem pode ser mais fácil e significativa.
Portanto, trabalhar com projeto pode ser uma experiência muito boa, às vezes podemos alcanças resultados melhor do que o esperado, mas outras vezes podemos fracassar, mas nem por isso devemos desistir, devemos sempre aprender com erro e tentar novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário