sábado, 31 de março de 2012

Reações psicossomáticas

Muitos já devem ter ouvido falar e até mesmo tido reações psicossomáticas. 
Doença psicossomática é a resposta que o seu corpo e/ou organismo tem frente uma emoção forte, seja ela de raiva, tristeza ou ansiedade.

A primeira vez, que eu me lembre de ter tido uma reação psicossomática foi durante a produção da minha monografia na minha primeira graduação, eu sentia muita dor de cabeça, como nunca tinha sentido e era constante, fui ao médico e a única coisa que ele me disse foi que aquilo se tratava de uma cefáleia tensional, mas até então não havia ouvido falar da psicossomatia.
Depois me lembro de que todas as vezes que eu ia visitar meu marido, até então namorado, e chegava perto de eu ir embora eu tinha as mais diferentes reações, febre, dor de barriga, dor de cabeça, mas nunca me atentei ao que poderia ser.
Passei a entender e a perceber essas reações há 3 anos atrás, quando me casei e consequentemente mudei de Estado, deixando toda a família e amigos para tras. Pouco antes do casamento eu comecei a sentir muita coceira pelo corpo,
era uma coisa louca, muitas vezes não conseguia dormir de tanta coceira. Casei, me mudei e a coceira continuava, não podia encostar em nada que eu ficava toda empelotada e começava a coceira, costumava falar que eu estava com alergia do mundo. Como tinha uma consulta de rotina marcada decidi dizer ao médico sobre essa coceira, para que ele me encaminhasse a um dermatologista, mas a resposta da médica clareou minha ideias, ela pediu para que descrevesse o que acontecia e depois me perguntou se eu havia passado por algum estresse, então falei sobre a mudança e ela me disse que a minha coceira era emocional. Depois disso comecei a reparar em que momentos essa coceira se manifestava, e percebi que era sempre em momentos de ansiedade, quando eu ia viajar para casa dos meus pais para visitá-los, quando eu estava irritada com algo da faculdade, quando meu marido ia viajar, quando não conseguia fazer algo do jeito que eu queria... e com o tempo ela foi sumindo, agora aparece raramente.
Fiquei realmente impressionada com a capacidade das emoções em afetar nosso organismo, no ano passado, todas às vezes que meu marido foi viajar eu fiquei doente, sem brincadeira, a tristeza fazia minha imunidade baixar, eu sempre ficava gripada, minha sinusite atacava e eu sempre estava indo ao hospital. Todo mundo só sabia falar que eu ficava doente muito fácil, que eu tinha que ir ao médico, tomar vitaminas, mas ninguém sabia, nem os médicos, que naquele momento eu tinha uma forte emoção mandando no organismo.
Esse ano depois de 3 meses em casa, meu marido foi viajar novamente, e adivinhem, não, não fiquei gripada, não me deu coceira, minha sinusite não atacou... eu tive uma fibromialgia.
A fibromialgia é uma condição dolorosa nos músculos, tendões ou ligamentos. Para saber mais acesse esse link.
Minutos após eu dar tchau para o meu marido, comecei a sentir uma leve dor no punho esquerdo, conforme a dor não passou, imobilizei-o com uma bandagem e com os dias a dor não passou, na verdade piorou, piorou a ponto de eu deixar o braço parado e sentir dor. Comentei por telefone com o meu marido e ele falou que devia ser outra reação psicossámatica, na hora eu ri, falei nada a ver, mas depois parei para pensar, não houve motivo para a dor no punho, eu sou destra, uso pouco a mão esquerda, não levantei peso e não bati, e a dor começou logo após ele ir viajar. Então comecei a pesquisar na internet, e achei a fibromialgia, que não tem causa conhecida, mas sabe-se que está ligado a estress. Duas semanas depois, estou recuperada.
Decidi postar sobre isso pois é sempre bom pensarmos de onde vem todas as reações, quando se sabe a causa é possível combatê-la, inclusive as psicossomáticas, pois você passa a ter melhor domínio sobre suas emoções, para que elas não interferam tanto na sua saúde.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Novela com a Brandsclub

Bem, depois de fazer a reclamação no site Reclame Aqui, um atendente da
Brandsclub me ligou, pediu desculpas, se mostrou educado e disposto a resolver o problema, mas como vocês devem imaginar, só parecia mesmo...
Depois de me pedir um prazo de 5 dias úteis para dar uma posição sobre o andamento da entrega, se já teria sido liberado ou não, o prazo venceu hoje e não recebi posição alguma, depois de dar mais essa oportunidade de ser enrolada, como havia avisado o atendente que faria, cancelei a compra. Mas não pensem que foi fácil não, tive que suar muito para que a atendente do chat cancelasse a compra. 
Fiz uma réplica no site do Reclame Aqui, explicando melhor como toda essa novela aconteceu, acesse o link, mas para vocês terem uma ideia, divulgo aqui a minha saga para conseguir o cancelamento. Não estranhem, pois a conta está no nome do meu marido, por isso na chat aparece o nome dele.

17:35:20 TATIANE GALFI diz:
Olá Ivo Cheregati. É um prazer falar com você.
Por favor anote o número do seu protocolo de atendimento: 4686610
Em que posso ajudar?
17:35:56 Ivo Cheregati diz:
boa tarde, quinta-feira passada, o funcionário Robson Barros entrou em contato comigo
17:36:20 Ivo Cheregati diz:
devido ao problema na entrega do meu produto que já se arrasta por quase 1 mês
17:36:40 Ivo Cheregati diz:
ele ficou de me dar um posição em até 5 dias úteis, o que dá hoje
17:37:04 Ivo Cheregati diz:
e até agora não recebi nenhum telefonema, nem um e-mail, nem nada para saber como anda minha entrega
17:37:15 TATIANE GALFI diz:
Por favor, pode me informar o número do pedido?
17:37:22 Ivo Cheregati diz:
996965
17:38:10 TATIANE GALFI diz:
Por favor, aguarde um momento enquanto verifico.
17:40:33 TATIANE GALFI diz:
Desculpe-me a demora e agradeço por aguardar.
17:40:41 TATIANE GALFI diz:
O seu pedido esta parado no sefaz
17:40:53 Ivo Cheregati diz:
eu sei
17:41:17 Ivo Cheregati diz:
disso eu sei
17:41:20 TATIANE GALFI diz:
E ainda não foi liberado
17:41:28 Ivo Cheregati diz:
e não previsão?
17:41:38 Ivo Cheregati diz:
não tem previsão?
17:41:48 TATIANE GALFI diz:
Entendo perfeitamente sua crítica, seu caso foi direcionado para o setor responsável para verificar o ocorrido, peço gentilmente que aguarde o retorno.
17:41:57 TATIANE GALFI diz:
Lamewnto muito mas não temos previsão
17:42:08 Ivo Cheregati diz:
não, quero cancelar a compra agora...
17:42:55 Ivo Cheregati diz:
o Robson me informou que o cancelamento pode ser feito a qualquer momento, então quero cancelar.
17:43:34 TATIANE GALFI diz:
Eu já passei o seu caso para o Robsom, mas ele já foi embora terá um retorno amanhã
17:45:04 Ivo Cheregati diz:
de verdade eu já estou cansada de esperar, não creio que esperar até amanhã resolverá o meu problema, vai estar do mesmo jeito e o prazo era até hoje, não amanhã, pecó desculpa por ter que falar assim, mas realmente minha paciência já se esgotou...
17:45:26 Ivo Cheregati diz:
quero cancelar
17:47:21 TATIANE GALFI diz:
Lamwnto mas não tenho como neste momento
17:48:08 Ivo Cheregati diz:
você terá que ter uma boa explicação... uma vez que já me falaram isso uma vez e o Robson falou que não procede a informação
17:48:25 Ivo Cheregati diz:
quero cancelar, é o meu direito
17:48:46 Ivo Cheregati diz:
assim nossos problemas acabam, eu não incomodo mais vocês e minha dor de cabeça acaba...
17:49:18 TATIANE GALFI diz:
Peço gentilmente que aguarde o retorno do Robson, para verificar se ele consegue cancelar o seu pedido pois eu não tenho como
17:50:06 Ivo Cheregati diz:
não pode por que? Eu não quero esperar mais...
17:51:32 TATIANE GALFI diz:
Meu sistema não permite neste momento, o Robson que esta tratando do seu caso talvez ele consiga
17:52:42 Ivo Cheregati diz:
engraçado como vocês dizem coisas diferentes, não tem o menor sentido isso, por que só ele pode cancelar? Isso é desculpa, vocês estão me enrolando pela segunda vez...
17:53:37 Ivo Cheregati diz:
olha, não é possível que você não tenha um superior ai por perto para que ele cancele a compra, é a única coisa que peço, eu já dei oportunidade de vocês resolverem o problema...
17:59:50 TATIANE GALFI diz:
Desculpe-me a demora e agradeço por aguardar.
17:59:57 TATIANE GALFI diz:
Efetuei o cancelamento do pedido conforme sua solicitação.

O departamento de cancelamento da Brandsclub entrará em contato com a administradora financeira em até 5 dias úteis para concluir o processo de estorno.

Após esse prazo, por procedimento interno da própria administradora, o estorno pode ser visualizado em até 20 dias na central de atendimento do seu cartão de crédito.

O lançamento em fatura dependerá da data do vencimento e da política financeira do banco emissor: a descrição poderá ocorrer em até 2 faturas subseqüentes.

Ajudo em algo mais?
18:00:50 Ivo Cheregati diz:
não, obrigado.

Mais uma vez digo, gente NÃO COMPREM nessa loja, existem outras, você evitará uma dor de cabeça enorme, acreditem não vale a pena, não confiem, é propaganda pura.
E só para constar, a loja FastShop, não entrega mais em MS, graças a lei que faz com que a empresa tenha que pagar o bendito ICMS para esse estado também, olha só, eu falei isso na postagem intitulada Absurdo, que daqui a pouco nenhuma loja entregaria mais nada aqui em MS por causa dessa lei, já começa a  se cumprir...

terça-feira, 13 de março de 2012

Compra pela internet

Há pelo menos 6 anos faço compras constantes pela internet, desde aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, livros e etc. e nunca tive problemas, às vezes algum atraso na entrega, mas coisa pouca.
Porém, minha vez de passar raiva chegou, desde o dia 25/02 tenho vivido um drama com a loja virtual Brandsclub, onde comprei um produto e até hoje não foi entregue, como consta na postagem anterior, ele está retido na fiscalização, e a loja até hoje não pagou o ICMS para liberar o meu produto, que segundo a lei de MS, assegura que esse valor deve ser pago pela loja que vendeu o produto.
Para saber melhor tudo o que vem acontecendo, acessem minha "pequena" reclamação no seguinte link.
E desde já alerto a todos para NÃO comprarem nada nessa loja, não confiem, você gasta muito, é mal atendido, não te dão satisfação e não entregam o produto.
Amanhã mesmo estou indo ao PROCON e cancelarei o pedido, pois não quero mais dor de cabeça, cansei dessa palhaçada.

sábado, 10 de março de 2012

Absurdo

Desde o ano passado o estado de Mato Grosso do Sul começou a cobrar impostos pelas compras online. Adivinhem só, agora quem mora aqui paga imposto duas vezes!! Isso mesmo, paga para o estado de origem da loja e para esse querido estado que decidiu que deve lucrar com isso também.
Fiz uma compra na loja virtual Brandsclub e olha que bacana, meu produto está retido na fiscalização porque os políticos daqui acham que merecem que eu pague imposto para eles também, afinal, coitados, eles merecem ter carros importados, mansões e salários exorbitantes a custa do povo. Isso é um desaforo, a desculpa é que eles querem equilibrar a concorrência da internet com o comércio local, o que me faz rir muito, já que as coisas aqui já são bastantes caras em vista de outros estados.
Daqui a pouco empresa alguma vai entregar nada em Mato Grosso do Sul por causa desse ICMS cobrado outra vez pelo governo local e ai, cabe aos idiotas aqui arcarem com mais esse absurdo para poder consumir algo e continuar a fazer a economia desse país girar.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Leitura da vez...

O livro "Destinada" da minha série favorita foi realmente muito bom, confesso que no começo não estava gostando muito, parecia que nada acontecia, mas depois, ficou muito interessante, quase chorei com o final. Agora lá vamos nós esperar mais 1 ano para que o próximo livro, intitulado "Escondida", seja lançado.
Agora começo este novo livro, "História da Filosofia", indicação do maridão, vamos ver, afinal esse é um tema que não agrada a muitos, eu particularmente não gostava de Filosofia quando tinha a matéria no Ensino Médio, meus professores eram péssimos e passavam a idéia que Filosofia era a maior viagem, "penso, logo existo" (Descartes). Foi na minha primeira graduação que comecei a me interessar pelo assunto, como disciplina obrigatória para todos os cursos no primeiro semestre, meu professor quebrava todos os tabus, ele era gordão, cabeludão e do rock, ele tornava tudo muito engraçado e interessante e foi na segunda graduação que passei a gostar de vez, também como disciplina obrigatória para todos os cursos, minha professora usou o livro "Filosofando" que tem uma linguagem fácil e traz muita informação legal, agora vamos ver como vai ser esse que o marido indicou.